O que é a franchise tag? A gente te explica de forma simples e objetiva

O que é a franchise tag? Entra temporada e sai temporada, recebemos  dos nossos leitores várias dúvidas sobre esse tema. Para acabar com a confusão de uma vez por todas, preparamos um guia rápido explicando o termo e o que ele representa para jogadores e os times. Se você está começando a acompanhar a NFL agora e se confunde com relação a isso, o texto é leitura obrigatória. Se liga!

Veja também:

O que é a franchise tag?

A franchise tag é um sistema que permite aos times um último recurso para manter seus jogadores de mais talento com contrato no fim e impedir que eles fiquem livres na abertura do mercado. Uma vez aplicada,  ela dá a equipes e jogadores uma janela de alguns meses para negociar um contrato mais longo.

Se isso não acontecer até uma data especificada, que em 2022 é o dia 15 de julho, o jogador será pago com uma média dos melhores salários de sua posição. Mesmo rendendo aos atletas uma tonelada de dinheiro, eles não gostam nem um pouco de recebê-las.


Qual o prazo da franchise tag em 2022?

O prazo para a utilização da franchise tag pelas equipes vai de 22 de fevereiro até 08 de março de 2022. Depois desta data, todos os jogadores que estiverem sem contrato na virada de temporada estarão oficialmente livres no mercado.


Quais os três tipos de tags?

Exclusive tag: Significa que o time pagará ao jogador uma média dos cinco atletas mais bem pagos de sua posição ou 120% do seu salário no ano anterior – o que for maior. Nesse caso, o jogador não pode negociar com nenhum outro time e tem um vínculo de um ano com a equipe atual.

Non-exclusive tag: Igual a anterior em termos de valores, mas permite que os jogadores negociem com outros times – que podem mandar propostas. A equipe atual tem a opção de igualar qualquer proposta recebida. Caso o time anterior opte por não igualar, a franquia que fez a proposta precisa mandar ao primeiro time duas escolhas de primeira rodada do Draft como compensação.

The transition tag: Dá ao jogador um ano de contrato com a média dos 10 atletas mais bem pagos de sua posição e permite que ele negocie com outros times. A equipe que colocou a tag decide se vai ou não igualar as propostas recebidas. Caso decida por não igualar, não é necessária qualquer compensação com escolhas de Draft.


Quantas vezes os times podem utilizar a franchise tag?

Cada equipe pode colocar a franchise tag em apenas um jogador a cada offseason e ela garante apenas um ano de contrato.


É possível um time utilizar a franchise tag e a transition tag em dois jogadores diferentes?

Sim! Desde 2020 é possível utilizar as duas tags ao mesmo tempo – algo previsto no acordo coletivo vigente.


Quantas vezes o jogador pode receber a tag?

Um jogador pode receber a franchise tag três vezes de uma mesma equipe – com um aumento salarial a cada ano. Os times também podem tirar a tag na hora que bem entenderem. Nesse caso, o atleta passa a ficar livre no mercado de forma imediata.


Há jogadores que não podem receber a franchise tag?

Sim, mas é bem raro. Isso acontece quando há cláusulas nos contratos anteriores impedindo que a franchise tag seja aplicada.


Por que os jogadores não gostam da franchise tag?

Basicamente, por ela acabar com o poder de barganha dos atletas. Uma vez no mercado, o jogador pode utilizar uma proposta recebida de outro time para aumentar o poder de negociação e, quem sabe, arranjar uma renovação mais gorda. Mesmo que a equipe atual realmente esteja disposta a dar a ele o sonhado contrato longo, ele perde muita vantagem na tratativa.

    Matheus Filippi

    Jornalista de Jundiaí e apaixonado pela NFL, Matheus Filippi é fundador e editor-chefe do Última Jarda

    One thought on “O que é a franchise tag? A gente te explica de forma simples e objetiva

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Odds Shark Ad Bottom