Os recordes de Tom Brady no Super Bowl são absurdos! Veja lista completa

tom brady super bowl recordes
Tom Brady comemorando o sétimo Super Bowl da carreira (Reprodução/Buccaneers)

Mesmo antes de entrar em campo no Super Bowl 55, Tom Brady já era o detentor de vários recordes envolvendo a grande final da NFL. Após mais uma performance dominante no duelo do último domingo, no atropelo por 31 a 09 contra o Kansas City Chiefs, TB12 subiu ainda mais de patamar e chegou a algumas marcas absurdas – praticamente inalcançáveis.

Veja com mais detalhes a lista insana com os principais recordes do GOAT no grande palco da liga ao longo das últimas duas décadas:

Veja mais do Especial Tom Brady:

Mais vitórias no Super Bowl: 7

Os sete títulos de Super Bowl, seis nos Patriots e um nos Bucs, o colocam a dois de distância do jogador mais próximo: o defensor Charles Haley venceu cinco anéis com San Francisco 49ers e Dallas Cowboys. Falando de quarterbacks, a distância é assustadora: Joe Montana e Terry Bradshaw possuem quatro conquistas cada.


Mais aparições no Super Bowl: 10

Este recorde Brady tinha ampliado antes mesmo do resultado final do Super Bowl 55. É assustador pensar que ele chegou à finalíssima em mais da metade de suas temporadas saudáveis na liga. Ao todo, ele apareceu em 18% de todos os Super Bowls da história! O jogador mais próximo disso é o defensor Mike Lodish com seis aparições entre Bills e Broncos. Entre QBs, John Elway é o mais próximo com apenas cinco.


Mais prêmios de MVP no Super Bowl: 5

Brady foi o MVP dos Super Bowls 36, 38, 49 e 51 nos Patriots e agora no 55 com Tampa Bay. O mais próximo da marca é Joe Montana – com três premiações. Os únicos jogadores que venceram o MVP nos times de Tom Brady foram os wide receivers Deion Branch (no Super Bowl 39) e Julian Edelman (no Super Bowl 53).


Mais passes tentados no Super Bowl: 421

Esta é uma das marcas mais incríveis da lista – pela distância absurda em relação aos demais. Com os 29 passes tentados no domingo, Tom Brady passou da marca de 400 e terminou com 421 passes na grande final. O próximo da lista? Peyton Manning com ‘apenas’ 155 passes somando Colts e Broncos. Quase o triplo!


Mais passes completos no Super Bowl: 277

Com os 21 passes completos contra os Chiefs, TB12 chega a 277 na finalíssima – número maior que os próximos três da lista COMBINADOS: Peyton Manning (103), Kurt Warner (83) e Joe Montana (83) juntos completaram 269 passes em SBs. Ao todo, os três membros do Hall da Fama jogaram 11 finais – uma a mais que Brady.


Mais passes para touchdown no Super Bowl: 21

Com os três touchdowns no domingo, Tom Brady soma 21 TDs em finais – 10 a mais do que o segundo da lista. Joe Montana possui 11 passes para touchdown em quatro aparições na decisão – todas com os 49ers. O GOAT é apenas o quarto em termos de interceptações – com seis ao todo.


Mais jardas de passe no Super Bowl: 3,039

Mesmo com números modestos de jardas no SB 55 (201), o camisa 12 ultrapassou a barreira das 3 mil jardas e possui mais que o dobro do segundo colocado: Kurt Warner lançou 1,156 jardas em três Super Bowls – dois com os Rams e um com os Cardinals.


Mais tentativas de passe em um único Super Bowl: 62

Como Brady foi o vencedor do único Super Bowl que foi para a prorrogação (SB51), faz total sentido que este recorde também seja dele: foram 466 jardas em 62 passes tentados. Jim Kelly foi o único a atingir algo similar no Super Bowl 26 – com 58 tentativas de passe.


Mais passes completos em um único Super Bowl: 43

Brady também conquistou o recorde de passes completos na virada diante dos Falcons, na prorrogação, citada acima. Na ocasião, ele quebrou a própria marca de 37 – conquistada dois anos antes contra os Seahawks. Peyton Manning fecha o top 3 com 34 passes completos na derrota dos Broncos no Super Bowl 48.


Mais jardas de passe em um único Super Bowl: 505

Apesar da marca expressiva, este recorde veio em uma das três derrotas do camisa 12 em finais- diante do Philadelphia Eagles de Nick Foles no Super Bowl 52. Ele ajudou a quebrar outra marca expressiva neste dia – com três recebedores passando das 100 jardas recebidas: Rob Gronkowski, Danny Amendola e Chris Hogan.


Mais jogos de 300 ou mais jardas no Super Bowl: 4

Mesmo não passando das 300 jardas contra os Chiefs, TB12 conseguiu o feito em quatro oportunidades: nos Super Bowls 38, 49, 51 e 52. Kurt Warner foi o que mais chegou próximo – passando das 300 jardas em todas as três aparições na finalíssima.


Comandou mais drives da vitória no Super Bowl: 6

Estes números mostram como Tom Brady é um jogador ‘clutch’, ou seja, que aparece nos momentos decisivos. Em TODOS os seis Super Bowls com os Patriots ele venceu comandando o drive da vitória nos minutos finais. Os mais próximos a isso foram Terry Bradshaw e Eli Manning (ambas diante dos Pats de Brady).


Mais décadas com um título de Super Bowl: 3

Este é um dos recordes do GOAT que provavelmente ficarão marcados para sempre na história da NFL. Foram três títulos na década de 2000 (nos Super Bowls 36, 38, 39), três na década de 2010 (nos Super Bowls 49, 51, 53), e este agora, o 55, na década de 2020.


O quarterback mais velho a vencer um Super Bowl: 43

Tom Brady já havia conquistado este recorde em 2018 – quando venceu o Super Bowl 53 aos 41 anos de idade. O GOAT subiu a barra ainda mais ao erguer o Vince Lombardi no último domingo com 43 anos nas costas. Será que ele pode quebrar esta marca em 2021? 2022? Eu não duvido.

    Matheus Filippi

    Jornalista de Jundiaí e apaixonado pela NFL, Matheus Filippi é fundador e editor-chefe do Última Jarda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Odds Shark Ad Bottom