O mistério envolvendo DeSean Jackson e o Philadelphia Eagles

Desean Jackson pode estar de saída dos Eagles (Philly.com)

O wide receiver DeSean Jackson teve a melhor temporada da carreira no Philadelphia Eagles ano passado: 82 recepções, 1332 jardas e nove touchdowns, nono melhor recebedor no ranking da NFL. Apesar do excelente desempenho, os Eagles já deixaram claro que estão ouvindo propostas para trocar o recebedor por pelo menos uma escolha de terceira rodada do próximo Draft. Caso não consiga negociar com outra equipe, a tendência é que D-Jax seja dispensado.

Em outras palavras, Philadelphia está disposto a trocar seu principal WR por um valor muito abaixo do que ele vale, ou até mesmo dispensá-lo, movimento que no papel enfraqueceria o poderoso ataque formado para a próxima temporada. Como explicar isso?

Dentre as várias teorias possíveis, a mais plausível é que o técnico Chip Kelly não quer mais o camisa 10 no elenco. Desde que chegou  na Cidade do Amor Fraternal, Kelly deixou claro sua preferência por jogadores mais altos e fortes. Com 1,78 e 79 quilos, Jackson está fora do padrão que o técnico quer para o time. Apesar disso, impossível dispensar um talento como ele somente pelo tamanho…

Post do jogador no Twitter (Twitter.com)

O que nos leva a questões fora dos gramados. DeSean nunca foi considerado um atleta exemplar nos vestiários, pode ser que suas atitudes tenham de certa forma irritado o atual treinador dos Eagles. Ele tem no histórico um desentendimento com o ex-técnico Andy Reid, que na época afastou Jackson da equipe por alguns jogos. Apesar da grande necessidade dos Chiefs na posição de wide receiver, atual time de Reid, em nenhum momento foi cogitada a ida do jogador para Kansas City. Será que os treinadores sabem de algo que ainda não sabemos?

 O jogador contou em sua conta do Twitter nesta  madrugada que teve uma conversa com o atual técnico, e se mostrou feliz com o resultado. Mesmo com essa “dica” dada pelo atleta, o futuro dele em Philly continua incerto. 
Uma análise fria dos números mostra que Kelly conseguiu minimizar a importância do camisa 10 ao longo da temporada. Nos quatro primeiros jogos que D-Jax recebeu 63 jardas ou menos, os Eagles perderam e tiveram uma média de 12 pontos por partida.  Cenário que mudou radicalmente no final de 2013, onde Jackson teve 59 ou menos jardas recebidas em quatro das últimas cinco partidas, e mesmo assim Philadelphia venceu todas, com uma média de 34 pontos anotados. A verdade é que o ataque rendeu mesmo sem grandes atuações do recebedor.

D-Jax defendendo os Eagles (The Time)

Outra possível razão está ligada a parte financeira, talvez a franquia não queira pagar os 10,2 milhões de dólares que Jackson deve receber caso continue no time em 2014. Fontes da diretoria da equipe afirmam que D-Jax não aceitou reestruturar seu contrato. Mesmo com aproximadamente 16 milhões abaixo do salary cap, Philadelphia economizaria um bom dinheiro com a dispensa do atleta que já foi três vezes ao Pro Bowl.

Uma das primeiras ações das Águias na offseason foi de renovar os contratos dos também wide receivers Jeremy Maclin e Riley Cooper, o Draft deste ano está recheado de talento na posição… Indicativos que Jackson pode mesmo estar de saída. Movimento que divide opiniões entre torcedores dos Eagles: Maclin volta de uma grave lesão no joelho, Cooper ainda é uma aposta, apenas um WR escolhido nas três primeiras rodadas do último Draft ficou entre os 50 melhores da posição em recepções… 

Apesar dos vários fatores citados acima, os Eagles certamente ficam mais fortes em 2014 se Desean Jackson continuar no elenco. Talvez a soma deles resulte na saída do wide receiver, resta saber se a aposta da direção da equipe valerá a pena. Isso somente o tempo irá dizer…

    Matheus Filippi

    Jornalista de Jundiaí e apaixonado pela NFL, Matheus Filippi é fundador e editor-chefe do Última Jarda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Odds Shark Ad Bottom