A história dos troféus entregues no Super Bowl

Vince Lombardi Trophy
O Super Bowl é o ponto máximo na carreira de um atleta na NFL e ser campeão é a coroação de um trabalho bem feito. Individualmente, o troféu de MVP premia o melhor atleta da final, imortalizando o jogador na história do maior campeonato de futebol americano do mundo. Mas você sabe quais são os nomes dos troféus e quem foram esses homens que fizeram muito pelo esporte?
 
O troféu de campeão traz o nome do primeiro técnico campeão do Super Bowl, Vince Lombardi. O ex-técnico do Green Bay Packers é um ídolo e uma referência quando se diz respeito à head coachs. Lenda da NFL, Lombardi comandou os Packers na conqusita dos dois primeiros Super Bowls e revolucionou o jogo.
 
Vince começou a carreira em 1954, no New York Giants, atuando como offensive backfield coach, e ficou lá até 1958. Em 1959, Lombardi se transferiu para Green Bay Packers, onde como Head Coach, foi campeão da NFL seis vezes e do Super Bowl em duas oportunidades. Lombardi, em 136 jogos como técnico, tem assustadoras 96 vitórias, 34 derrotas e seis empates.
 
O troféu recebeu essa nomenclatura em 1970 quando Pete Rozelle, comissionário da NFL na época, decidiu homenagear o ex-técnico após Vince Lombardi falecer por causa de um câncer intestinal. Sua estréia em Super Bowls aconteceu na quinta edição da final, no confronto entre Dallas Cowboys e Baltimore Colts. A equipe de Baltimore se sagrou campeã na ocasião.
Pete Rozelle Trophy

Logo em seus primeiros anos a frente da NFL, Pete Rozelle se encontrou com o vice-presidente da joalheria Tiffany & Co e, após o encontro, ficou decidido que a famosa empresa de joias seria a responsável por fazer o troféu para o vencer do Super Bowl. O Vince Lombardi Trophy mede 56 centímetros, pesa 3,2 quilos e é produzido de prata maciça,
Geralmente, o time campeão tem seu melhor atleta em campo sendo premiado com o título de MVP do jogo e este recebe o troféu chamado Pete Rozelle.
 
Se você hoje está acostumado a ouvir falar de Roger Goodell como comissário da NFL, há anos atrás quem mandava na liga era Rozelle. Ele foi comissário de janeiro de 1960 a novembro de 1989. Pete Rozelle foi uma pessoa muito influente e que fez muito pela liga, tornando a uma liga de expansão. Se hoje a NFL é uma grande liga e que não para de crescer, Rozelle tem uma grande porcentagem de “culpa” nisso tudo.
Em 1991, a NFL levou o nome do ex-comissário para o titulo de melhor jogador da final. Cinco anos depois, Rozelle faleceu em Rancho Santa Fe, na Califórnia.
 
Na sua opinião, quem vai levar o Vince Lombardi Trophy e o Pete Rozelle Trophy?


Amante da bola oval, petropolitano e futuro jornalista,
Guilherme Cohen agora é colaborador, do @NFLBrasil.
 

    Última Jarda

    Time Última Jarda - as principais notícias do mundo da NFL estão aqui!

    7 thoughts on “A história dos troféus entregues no Super Bowl

    • 23 janeiro, 2014 em 13:50
      Permalink

      Denver Broncos se sagra campeao e Peyton Manning sera o MVP.

      Resposta
    • 24 janeiro, 2014 em 10:04
      Permalink

      Torcerei pelo Peyt… pelo Denver Broncos.
      Quanto ao MVP, vejo 4 possibilidades:
      1- o jogo aéreo acontece e Denver vence o SB. MVP para Peyton Manning
      2- o jogo aéreo acontece e Seattle vence o SB. MVP para o Sherman (se tiver jogo aéreo o Seahawks só ganha se a secundária fizer milagres… como fizeram o ano todo)
      3- a neve impossibilita o jogo aéreo e o Seahawks vence o SB. MVP para Marshal Lynch
      4- a neve impossibilita o jogo aéreo e o Broncos vence o SB. MVP para… Vish! Na minha opinião de bosta, nem o Montes Ball nem o Moreno ainda não merecem o MVP.

      Resposta
    • 2 fevereiro, 2014 em 14:29
      Permalink

      Seattle Seahawks and Marshawn Lynch

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Odds Shark Ad Bottom