A falta de experiência dos dois times em Super Bowls

Em duelos tão equilibrados como geralmente são os Super Bowls, o fato der já ter participado e vencido a grande final pode pesar na hora da decisão. Bom, nesse quesito, Denver Broncos e Seattle Seahawks estão praticamente empatados. Dos dois elencos que estarão em campo no MetLife Stadium no dia 02 de fevereiro, apenas quatro atletas já decidiram o título, menor número desde a final entre Washington Redskins e Miami Dolphins na temporada de 1982. 

Por mais que critiquem o fato de um jogador do calibre de Peyton Manning ter “apenas” um anel de campeão, ele será o único no gramado que conquistou o título pelo menos uma vez na vida. Os outros três que já disputaram a final também atuam nos Broncos: Wes Welker, Jacob Tamme e Dominique Rodgers-Cromartie. O Seattle de 2013 é o primeiro time desde o Buffalo Bills de 1990 a  chegar no Super Bowl sem nenhum atleta que já tenha disputado o jogo em anos anteriores. 

Passagens pelo Super Bowl

Manning campeão do SB (Dailynews)

Experiência é o que não falta a Manning, ele já viveu os dois lados da moeda quando comandava o ataque do Indianapolis Colts. O camisa 18 venceu o Super Bowl XLI contra o Chigago Bears na temporada 2006, foi inclusive o MVP da partida. Três anos depois, ele retornou a grande final, mas dessa vez não ganhou. Manning viu o troféu escapar de suas mãos na derrota por 31 a 17  para o New Orleans Saints de Drew Brees, no Sun Life Stadium, em Miami.

Wes Welker é outro que vê a partida de domingo como algo engasgado a muito tempo. O wide receiver esteve na decisão do campeonato em duas oportunidades quando defendia o New England Patriots, mas não venceu nenhuma. Mesmo recebendo 11 passes para 103 jardas, ele viu o até então invicto Patriots cair diante do azarão New York Giants na temporada 2007. Welker voltou a disputar o Super Bowl cinco anos depois, mas mais uma vez teve o sonho de conquistar o anel de campeão destruído por Eli Manning e companhia.

Dominique Rodgers-Cromartie também teve a grande chance na temporada 2008 quando defendia o Arizona Cardinals. Porém, o cornerback não foi capaz de impedir a recepção para touchdown de Santonio Holmes no minuto final da partida, pontuação que deu o título ao Pittsburgh Steelers. Jacob Tamme esteve no elenco do Indianapolis Colts na derrota para os Saints já citada acima, mas ao contrário dos demais, mal esteve em campo. Ele não recebeu nenhum passe e pouco participou dos snaps de ataque.

Títulos fora de campo

Embora Manning seja o único jogador dos dois times a já ter conquistado um Super Bowl, três técnicos do elenco dos Broncos já conquistaram o título: o coordenador defensivo Jack Del Rio (como técnico de linebackers dos Ravens em 2000), consultor ofensivo Alex Gibbs (como técnico de linha ofensiva nos Broncos de 97 e 98), além do treinador da secundária Cory Undlin (como assistente defensivo dos Patriots em 2004).

Isso sem contar os dois anéis de John Elway, ex-quarterback dos Broncos e agora vice presidente executivo do time. Principal responsável pela contratação de Peyton Manning e outros bons nomes, Elway disputou a grande final nas temporadas de 1986, 1987 e 1989, mas perdeu nas três oportunidades. Mais maduro, ele comandou o bi campeonato do Denver Broncos em 1997 e 1998. Experiência em Super Bowls é o que não falta a ele.

Jornalista de Jundiaí e apaixonado pela NFL,  
Matheus Filippi é editor do @NFLBrasil.
    

    Última Jarda

    Time Última Jarda - as principais notícias do mundo da NFL estão aqui!

    2 thoughts on “A falta de experiência dos dois times em Super Bowls

    • 29 janeiro, 2014 em 0:30
      Permalink

      O TD com o passe do Big Ben para o Holmes no SB contra o Cardinals foi coisa de louco…. teste para cardiaco aquele jogo. Emocionante!!!

      Espero outro SB emocionante!!

    • 29 janeiro, 2014 em 12:03
      Permalink

      Esse ano já rolou o post sobre onde assistir ao Super Bowl? Moro em Goiânia e assisti a temporada online em casa, mas gostaria de saber se algum bar da cidade irá transmitir a final.

    Fechado para comentários.

    Odds Shark Ad Bottom