Do céu ao inferno: sete times seguem invictos e seis ainda não venceram

É impressionante como em apenas três semanas as coisas mudam radicalmente na NFL para alguns times. Quem esperaria Kansas City Chiefs e Miami Dolphins invictos? Ou Pittsburgh Steelers, New York Giants e Washington Redskins entrando na semana 4 sem uma vitória sequer? Tudo bem que o equilíbrio já é marca registrada dessa liga, mas este ano está algo surpreendente. 28 partidas foram definidas por uma posse de bola, sete pontos ou menos, maior número da história após as três primeiras partidas. Números que refletem nas campanhas de algumas equipes, que tiveram um começo de temporada muito diferente do esperado.
Sete times permanecem invictos: Seattle Seahawks, Chicago Bears, New Orleans Saints, Denver Broncos, Kansas City Chiefs, New England Patriots e Miami Dolphins. Desses, apenas três foram aos playoffs ano passado. A boa notícia para essas franquias é que desde 1990, primeiro ano do formato atual de disputa, 75,4% das equipes que começaram 3-0 chegaram na pós-temporada. Mas será que todas possuem gasolina no tanque para chegar lá?

Peyton Manning é o destaque do ano (Site oficial/Broncos)
Me arrisco a dizer que Broncos e Seahawks já estão lá, inclusive foi o meu palpite de Super Bowl antes da temporada começar. Quase impossível os times de melhor ataque (Denver) e melhor defesa (Seattle) da liga não se classificarem. New Orleans Saints e Chicago Bears parecem estar bem encaminhados pela notória melhora em setores deficientes de 2012. A defesa dos Saints foi a pior da história cedendo jardas ano passado, hoje é a quinta melhor. O mesmo vale para o ataque dos Bears, 16º na temporada passada e terceiro melhor em 2013. O ataque de New Orleans e a defesa de Chicago dispensam comentários…

Difícil fazer alguma previsão das três equipes restantes. Miami Dolphins e New England Patriots devem brigar até a última rodada pelo título da AFC Leste, o que sobrar tem chance de buscar uma vaga de Wild Card. Já o Kansas City Chiefs é a grata surpresa de 2013, o time de Andy Reid está dando o que falar. O técnico conseguiu fazer jogar um time que ficou 2-14 ano passado mesmo com seis jogadores no Pro Bowl. A possibilidade de ver os Chiefs nos playoffs diminui um pouco por estar na mesma divisão dos Broncos, mas se o time continuar o bom trabalho, pode alcançar uma vaga de Wild Card.
Eli Manning é o líder em interceptações (Facebook/Giants)
Outras seis franquias  ainda não sabem o que é vencer este ano e estão tirando o sono de seus torcedores: Washington Redskins, New York Giants, Minnesota Vikings, Tampa Bay Buccaneers, Pittsburgh Steelers e Jacksonville Jaguars. A má notícia para esses times é que desde 1990, apenas três equipes que começaram 0-3 chegaram na pós-temporada: os Chargers de 92, os Lions de 95 e os Bills de 98.
A tendência ao ver Giants, Redskins e Steelers nessa situação é imaginar uma reação, principalmente pelo talento que possuem na posição de quarterback. Entretanto, a situação é mais perigosa do que se imagina. Washington e New York possuem as duas piores defesas da NFL, Pittsburgh o segundo pior ataque. Eli Manning é o líder de interceptações da liga, Robert Griffin III não está sendo nem sombra do que foi ano passado e Ben Roethlisberger sofre com problemas no jogo corrido e linha ofensiva. Pelo menos a curto prazo, a perspectiva não é nada boa.
Era público e notório que Minnesota Vikings e Tampa Bay Buccaneers não fariam campanhas muito boas, mas 0-3 é um pouco abaixo do esperado. As franquias são prova de que, salvando raríssimas exceções, não se vai a lugar nenhum na NFL sem um QB decente. Christian Ponder e Josh Freeman não possuem talento para serem titulares, ponto. Quem diria que apontar os Vikes como terceira força da NFC Norte nas prévias da temporada era um elogio… Bom, o mesmo vale para o Jacksonville Jaguars com relação a necessidade de um bom quarterback, a diferença é que ninguém esperava alguma coisa do time este ano.
Jornalista de Jundiaí e apaixonado pela NFL,  
Matheus Filippi é editor do @NFLBrasil.
    

    Última Jarda

    Time Última Jarda - as principais notícias do mundo da NFL estão aqui!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Odds Shark Ad Bottom