Quem deve ser o nº 1 no ranking dos 100 melhores jogadores da NFL?

O ranking dos 100 melhores jogadores de 2013, feito pelo site oficial da NFL, chegou ao momento decisivo: o top 10 será anunciado pelo NFL Network na noite desta quinta-feira (27). 

Embora a ordem seja desconhecida, a emissora do site oficial divulgou os nomes dos dez jogadores que estão nessa lista. Em ordem alfabética, são eles: Aaron Rodgers, Adrian Peterson, Aldon Smith, Arian Foster, Calvin Johnson, J.J. Watt, Patrick Willis, Peyton Manning, Tom Brady e Von Miller. 

A divulgação dos nomes agitou o mundo da NFL, afinal, quem na opinião dos especialistas seria o nº 1? Como não gostamos de esperar, o NFL Brasil deu uma ordem a esses nomes listados acima.  Lembrando que as posições nesse ranking foram baseadas no nosso critério de avaliação, sem qualquer relação com a lista oficial que será divulgada à noite.  

Vamos ao que interessa:

10º Aldon Smith
Um monstro na temporada regular, mas um cordeirinho nos playoffs do ano passado. Muito por conta das condições médicas do DE Justin Smith, que sofreu uma ruptura parcial do tríceps no fim do ano passado, Smith não foi dominante na hora da onça beber água. Os 19,5 sacks na temporada regular renderam a ele um lugar no Top 10 da NFL, mas por não ter amassado nenhuma vez o quarterback adversário na pós-temporada, não faria parte da minha lista dos 10 melhores.  

9º Arian Foster
Assim como Smith, os números colocaram Arian Foster no Top 10 da liga. Não que ele não seja talentoso, mas particularmente creio que há outros running backs muito melhores do que ele no âmbito geral.  Foi o jogador que mais correu com a bola (351 tentativas) e o que mais marcou touchdowns (15 terrestres e 2 recebidos), isso não deve ser ignorado. Mas os números também mostram que ele é mais um RB de redzone, pois foi apenas o sexto em jardas terrestres (1424 jardas) e o oitavo em jardas da linha de scrimmage (1641 jardas). Também não estaria nas minhas escolhas. 

8º Patrick Willis

Ao contrário dos dois primeiros, Willis não foi colocado aqui pelos números atingidos no ano passado, mas sim pela dominância, liderança e inteligência na leitura da jogada pré-snap. Foi apenas o 22º nos tackles combinados com 120, teve 0,5 sack computado e duas interceptações em 2012. Mesmo com números fracos, o ILB chega a sua sétima temporada bem mais experiente para comandar o ótimo front seven dos 49ers.

7º Von Miller
Se Willis usa os atalhos do campo para liderar a defesa dos Niners, Von Miller tira vantagem do vigor físico para dominar na defesa dos Broncos. Além de ser espetacular no pass rush, foram 19 sacks em 17 jogos em 2012, ele é muito eficiente contra o jogo corrido. Com 24 anos, certamente vai estar na briga de melhor jogador defensivo da temporada 2013. 

6º Tom Brady
A partir daqui fica muito complicado colocar uma ordem, qualquer um desses atletas abaixo tem potencial para estar no topo da lista. Apesar de ser diferenciado, Brady não teve a temporada da sua vida em 2012. Foi o quinto em passes completados (401), o quarto em jardas aéreas (4827) e TDs lançados (34) e o sexto melhor rating com 98,7. Confesso que ele caiu um pouco no ranking pelas opções que inicialmente terá para lançar a bola na temporada que se aproxima. 

Ao que tudo indica, o ataque de dois tight ends não terá nomes de peso na posição no início da temporada, com Rob Gronkowski lesionado e Aaron Hernandez recentemente cortado. Isso sem contar a saída de Wes welker e a dispensa de Brandon Lloyd. Claro que a chegada do versátil Danny Amendola ajuda um pouco, mas creio que vai demorar um pouco para o novo ataque de Bill Belichick se conhecer e se entrosar.

5º Peyton Manning
Outro que dispensa comentários. Assim como Brady, Manning também não fez a sua melhor temporada ano passado, mas mesmo assim computou números expressivos: 4659 jardas aéreas (6º melhor da NFL), 37 TDs lançados (3º) e um incrível rating de 105,8, segundo melhor da liga. A chegada de Wes Welker para complementar um corpo de wide receivers que já era bom aumenta ainda mais as expectativas do que Manning pode fazer esse ano.  Claro que ele não tem a mesma força no braço, mas potência no lançamento nunca foi fator determinante nas vitórias dele.  

4º JJ Watt

O melhor jogador defensivo de 2012 tem tudo para continuar dominando em 2013. Watt foi um monstro ano passado, foram 22 sacks e 4 fumbles forçados em 18 partidas. Isso sem contar os 16 passes desviados, números espetaculares que mudaram a perspectiva da posição de DE. Aos 24 anos e em sua terceira temporada na NFL, ele tem tudo para marcar seu nome na história da liga.

3º Aaron Rodgers
Vamos colocar da seguinte maneira: se eu ganhasse no cara ou coroa e tivesse que escolher um QB para o meu time HOJE, A-Rod seria o escolhido. Eleito nº 1 no ranking do ano passado, ele chega em 2013 na melhor forma de sua carreira. Rodgers sofreu ano passado com as lesões de seus WRs, Greg Jennings perdeu mais de metade da temporada e Jordy Nelson desfalcou o time por quatro oportunidades. Mesmo assim ele lançou 39 touchdowns, segunda melhor marca, além de ter pelo segundo ano consecutivo o melhor rating com 108. Mesmo sem Jennings, aposto em mais uma grande temporada de A-Rod. 

2º Calvin Johnson
Chega até a ser injusto ter que escolher entre os dois que restaram. Como não podia considerar um empate técnico, coloco Megatron na segunda posição pela importância maior que Peterson tem no ataque dos Vikings, ele é praticamente o ataque da equipe. Não que Johnson não tenha sido decisivo ano passado, ele fez uma temporada simplesmente magnífica. Foi o jogador que mais recebeu passes (122), de melhor média de jardas recebidas por partida (122,8) e simplesmente bateu o recorde de jardas recebidas em uma única temporada que durava desde 1995, com 1964 no total. 

1º Adrian Peterson

Apesar de ter ficado a nove míseras jardinhas de ser o recordista no número de jardas terrestres em uma única temporada, as 2,097 acumuladas renderam a ele o prêmio de MVP de 2012. Como disse acima, ele carregou o Minnesota Vikings a uma improvável pós-temporada com uma média incrível de 131 jardas terrestres por jogo.  E não, não é exagero em falar que ele é praticamente o ataque dos Vikes. É só olhar os números do QB Christian Ponder: 2,935 jardas, 18 TDs e 12 INTs. É muito raro ver um time chegando aos playoffs com um quarterback jogando assim. Isso que nem estou contando que “All Day” Peterson começou a temporada cercado de dúvidas ao retornar de uma lesão grave no joelho. Realmente espero mais uma brilhante temporada dele. 

E você, leitor do NFL Brasil: qual o top 10 de vocês da última temporada?


Jornalista de Jundiaí e apaixonado pela NFL, Matheus 
Filippi é editor do @NFLBrasil.

    Última Jarda

    Time Última Jarda - as principais notícias do mundo da NFL estão aqui!

    2 thoughts on “Quem deve ser o nº 1 no ranking dos 100 melhores jogadores da NFL?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Odds Shark Ad Bottom