Ravens ou 49ers? O Super Bowl XLVII por trás dos números

Depois de tanto esperar, finalmente está definido o confronto do Super Bowl XLVII: San Francisco 49ers x Balimore Ravens. Duelo imprevisível de dois times que se mostraram ao longo da pós-temporada merecedores de levantar o troféu Vince Lombardi. Se a palavra é equilíbrio, é possível apontar um favorito para vencer a partida?

É impossível prever o que vai acontecer em New Orleans daqui oito dias devido à alta carga emocional que envolve participar de um evento desse porte, tudo que funcionou perfeitamente durante o ano todo pode desmoronar em segundos. Entretanto, é possível ter uma ideia do que assistiremos no dia 3 de fevereiro com uma análise dos números das duas equipes até aqui divididos em alguns tópicos-chave. Lembrando sempre que os Ravens fizeram um jogo a mais de Playoff do que o 49ers, pois disputaram a rodada de Wild Card.

Ataque terrestre:
Está em primeiro por ser em minha opinião o fator mais importante, é crucial para ambos os times estabelecerem o jogo corrido para manter o ataque em campo e controlar o relógio. Clara vantagem de San Francisco nesse quesito, tanto na temporada regular como nos playoffs. O time foi o quarto melhor ataque terrestre da NFL com uma média de 155,7 jardas por partida, contra 118,8 dos Ravens, 11º melhor marca. Na pós-temporada a diferença aumenta ainda mais, uma impressionante média de 236 contra apenas 148,7 de Baltimore. Esse desequilíbrio tem nome e sobrenome: Colin Kaepernick.

Touchdowns / Interceptações:
Difícil comparar os dois quarterbacks na temporada regular, pois Colin Kaepernick (10TDs/3INTs) jogou apenas sete dos 16 jogos, enquanto que Joe Flacco (22TDs/10INTs)foi titular em todos os compromissos de sua equipe. Na pós-temporada, a vantagem é toda de Flacco. Ele lançou oito touchdowns e NENHUMA interceptação em três jogos, enquanto que Kaepernick em duas aparições deu três passes para TD e foi interceptado uma vez, no jogo contra os Packers.

Conversão de terceiras descidas:
Estatística que não é muito valorizada, mas que fatalmente define o vencedor de uma partida. Mais uma vez a vantagem é de San Francisco, o time converteu 52,6% das terceiras descidas, contra apenas 41% de Baltimore. Aumentar esse número deve estar no topo da lista de prioridades do técnico John Harbaugh, é essencial para os Ravens manter o ataque dos 49ers menos tempo possível em campo.

Defesa contra o passe:
Foi calcanhar de Aquiles dos Niners, pelo menos na pós-temporada. O time cedeu uma média de 322 jardas aéreas, contra apenas 286,7 de Baltimore. Lembrando que as duas equipes enfrentaram bons quarterbacks, San Francisco teve que parar Aaron Rodgers e Matt Ryan, enquanto que os Corvos jogaram contra Andrew Luck, Peyton Manning e Tom Brady. O curioso é que aconteceu o inverso na temporada regular, os 49ers cederam aos adversários uma média de 294 jardas aéreas, contra 351 dos Ravens.

Defesa contra corridas:
Mais uma vez os 49ers levam vantagem quando a estatística envolve a batalha nas trincheiras, o time foi o quarto melhor da NFL cedendo uma média de apenas 90,6 jardas na temporada regular e 92,5 nos playoffs. Baltimore foi apenas o 20º melhor time contra o jogo corrido na temporada regular com média de 122,8, número que piorou nos playoffs, foram 128,3 por partida.

Faltas cometidas:
Outro número pouco explorado que pode mudar todo o panorama de um jogo, uma falta da defesa que resulta em primeira descida automática quando o ataque adversário está no buraco nunca costuma terminar bem.  Os Ravens cometeram 22 faltas em três partidas, já os 49ers viram a flanela amarela voar 12 vezes contra eles em dois compromissos.

A análise dos números é importante, mas não define o vencedor de véspera. Imaginem a defesa de Baltimore sofrível contra corridas em uma noite inspirada e parando Frank Gore e Colin Kaepernick, ou o QB Joe Flacco que não teve uma interceptação sequer na pós-temporada lançando três.  Essa é a magia que envolve um evento como o Super Bowl, tudo pode acontecer…

Jornalista de Jundiaí e apaixonado pela NFL, Matheus 
Filippi é colaborador do @NFLBrasil.


Siga-nos no Twitter @NFLBrasil – Visite nossa página no Facebook – NFL Brasil

    Última Jarda

    Time Última Jarda - as principais notícias do mundo da NFL estão aqui!

    5 thoughts on “Ravens ou 49ers? O Super Bowl XLVII por trás dos números

    • 31 janeiro, 2013 em 9:34
      Permalink

      Os Ravens era para ser eliminado no Wild Card. Até foi ensaiada a despedida de Ray Lewis.
      Mas eles estão ai…

      Resposta
    • 31 janeiro, 2013 em 13:22
      Permalink

      Se ficar empate no tempo normal vão para prorrogação e se persistir o empate quem leva???

      Resposta
    • 31 janeiro, 2013 em 17:15
      Permalink

      Go Niners!!! Já chega dos Ravens derrubarem as casas de apostas…

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Odds Shark Ad Bottom