Brady vs Manning – A rivalidade

A semana 5 da temporada regular 2012 da NFL colocará frente a frente uma das maiores rivalidades da NFL nos últimos tempos: Tom Brady e Peyton Manning, dois dos maiores quarterbacks da história da NFL.

Manning entrou na liga 1998, como primeira escolha do Indianapolis Colts no Draft daquele ano. Já Brady iniciou seus passos na NFL em 2000, sendo escolhido apenas na sexta rodada pelo New England Patriots.
Lista de confrontos entre Manning e Brady. Jogos de playoffs em azul
De lá pra cá, os dois QBs comandaram grandes times, que sempre chegaram longe e bateram recordes e mais recordes. No total, Brady e Manning somam juntos quatro anéis de Super Bowl (Três para Tom e um para Payton) e seis prêmios de MVP da temporada regular (Quatro para Peyton e dois para Brady), além de 18 escolhas para o Pro Bowl. Por serem os dois principais quarterbacks da última década, a inevitável comparação criou uma intensa rivalidade entre Indianapolis Colts e New England Patriots.

Sob o comando dos dois jogadores, Colts e Patriots se enfrentaram 12 vezes entre 2001 e 2010, com oito vitórias para Tom Brady contra quatro de Peyton Manning. As duas franquias só não se enfrentaram em 2002. Durante esse período, em apenas um jogo os dois QBs não se enfrentaram. Foi em 2008, ano em que Brady se lesionou gravemente logo no primeiro jogo e ficou de fora de toda temporada.

Com tanto talento, Brady e Manning proporcionaram jogos memoráveis:
  • AFC Championship Game de 2004: Com um show de sua defesa, que interceptou P. Manning quatro vezes e conseguiu quatro sacks, os Patriots derrotaram os Colts por 24 a 14 e avançaram para o Super Bowl, que seria vencido por New England.

  • Semana 8 da temporada regular de 2005: Foi o jogo da redenção de Manning em Foxboro. Depois de sete derrotas seguidas jogando em Massachusetts, o QB dos Colts comandou uma bela vitória de Indianapolis por 40 a 21. No final da partida, ouviram o presidente dos Colts na ocasião, Bill Polian, gritando para os jogadores quebrarem a perna de Brady – que foi substituído no final da partida.

  • AFC Championship Game de 2006: Depois de estar perdendo por 21 a 03 e 21 a 06 no intervalo, Peyton Manning comandou uma reação brilhante, que terminou com um TD do running back, colocando Indy na frente. Na última chance, Brady foi interceptado e a vitória ficou com os Colts, que conquistou o Super Bowl duas semanas depois.

  • – Semana 9 da temporada regular de 2007: Duelo de invictos no RCA Dome. Com a dupla Brady + Moss a todo vapor, os Patriots venceram por 24 a 20 – após estar perdendo por 20 a 10 – e seguiu invicto na temporada, tirando a invencibilidade dos Colts.

  • Semana 10 da temporada regular de 2009: Este é o famoso jogo do “Quarta para duas jardas”! Com 2:23 faltando para o final do jogo, os Patriots tinham a posse de bola e bastava uma primeira descida para o time conseguir vencer, mas a defesa dos Colts segurou o rival até uma quarta tentativa para duas jardas na linha de 28 jardas do próprio campo. Ao invés de ir para o punt, Bill Belichick decidiu arriscar e falhou na conversão. Resultado: P. Manning foi lá, anotou o TD e venceu o jogo por 35 a 34, em um dos maiores jogos da história da NFL.


A rivalidade Brady vs Manning ganhará um novo episódio neste domingo, agora com Manning vestindo a camisa laranja do Denver Broncos.

Dizer quem é melhor: complicado! Deixo vocês decidirem nos comentários quem é o melhor e quem vence no domingo? O jogo será no Gillette Stadium, em Foxboro, às 17h25.

Beja abaixo as estatísticas de cada um na carreira e os prêmios.
 


Belorizontino de nascimento, jornalista por opção 
e fã da NFL, Rafael Araújo é o criador do @NFLBrasil.


    Última Jarda

    Time Última Jarda - as principais notícias do mundo da NFL estão aqui!

    6 thoughts on “Brady vs Manning – A rivalidade

    • 6 outubro, 2012 em 14:47
      Permalink

      Tom Brady é melhor, porque levou os Pats a 5 Super Bowl’s vencendo 3, já Payton Manning tem apenas 1 Super Bowl.

      Resposta
    • 8 outubro, 2012 em 15:14
      Permalink

      QB por QB, Manning é melhor. É, talvez, o melhor da história.

      Infelizmente, caiu num time horrível e por lá ficou. Sim, ganhou 1 SB apenas, mas isso com o time que ele tinha foi um grande feito. O New England de Tom Brady era/é um timaço. Ganhar títulos com grandes Running Backs e Wide Receivers é muito mais fácil.

      Para comparar com os Colts é simples: Temporada passada Manning ficou de fora por causa da cirurgia. Resultado? Os Colts foram o pior time da NFL.

      Resposta
    • 9 outubro, 2012 em 16:52
      Permalink

      São dois ótimos QB’s é impossível dizer quem é melhor ou pior.
      Por ser torcedor do New England prefiro o Brady, por sua habilidade quando pressionado, por jogar quase sempre com o no huddle, acho mais completo.

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Odds Shark Ad Bottom