Análise da temporada – Setembro 2012

Setembro já acabou e com ele o primeiro mês da temporada regular 2012 da NFL. No twitter, batemos a marca de 10 mil seguidores e sorteamos uma camisa para celebrar isso. Dentro de campo, jogos emocionantes marcaram o bom início de temporada. Para ilustrar o que de melhor aconteceu neste mês, fizemos um panorama das divisões até aqui. Os principais destaques, as surpresas e as decepções deste início de temporada.
 
NFC North

Talvez a divisão mais surpreendente da NFL até então, com a liderança dos Vikings já igualando o número de triunfos da temporada 2011 inteira. Se o jovem QB Christian Ponder continuar cuidando bem da bola (4 TDs e 0 INT) e a defesa manter o bom trabalho, o time pode sonhar com algo mais em 2012.  O Chicago Bears também segue forte, muito mais pela defesa do que pelo ataque. Enquanto o esquadrão defensivo interceptou 11 bolas e forçou 4 fumbles, o QB Jay Cutler lançou 5 TDs, 6 INTs e sofreu alarmantes 13 sacks. A linha ofensiva precisa melhorar muito se o Bears quer chegar em algum lugar esse ano.

Apesar do 2-2, Green Bay não vem fazendo uma campanha ruim, pelo contrário, a defesa voltou a se encontrar e vem melhorando aos poucos. O time era para estar 3-1 junto com os líderes se não fosse a trapalhada das zebras reservas no Monday Night Football da semana 3. Agora, a maior decepção da NFC North é o Detroit. A equipe não é nem sombra do time que foi aos playoff em 2011, principalmente na defesa, que vem sofrendo com vários desfalques na secundária. O ataque até que produz bem, é o melhor da NFL em jardas aéreas com 1288, porém o Lions não vem conseguindo transformar essa superioridade em pontos.
 

NFC South

Os Falcons vem sobrando nesse começo de temporada e deve vencer a divisão até com certa facilidade, pois contam com uma defesa sólida e um ataque com o QB Matt Ryan inspiradíssimo (11 TDs  apenas 2 INTs) candidato a MVP da temporada. Se bem que chegar na pós-temporada não é problema para esse elenco, vencer nos playoffs é. As equipes que poderiam ameaçar o Falcons não estão fazendo boas campanhas. Carolina Panthers sofre com uma secundária péssima e os turnovers de Cam Newton. Já os Buccaneers, que levou três viradas no segundo tempo, luta para manter a regularidade os 60 minutos de partida.

Estranho mesmo é ver o campeão do Super Bowl de 2009 sem nenhuma vitória. Muitos apostaram no Saints, mesmo com as punições recebidas no escândalo do “bountygate”, por se tratar de um ataque espetacular. Porém, a verdade é que nem o melhor ataque do mundo vence jogos se a defesa não ajudar minimamente. O grupo defensivo é o pior da liga contra o jogo terrestre e o quarto pior contra o passe. Ficou muito difícil para o time ser o primeiro a jogar a final do campeonato em seus domínios esse ano.
 

NFC East

É a divisão mais parelha da NFL, não há nenhum time com mais derrotas do que vitórias. Quando há tanto equilíbrio assim, vencer os jogos da divisão é o divisor de águas entre ir aos playoffs ou ficar pelo caminho, e foi isso que o Eagles fez. Mesmo sem ser brilhante, o time segue vencendo. Se mantiver o que fez contra o Giants nos próximos jogos, nenhum turnover e balanço entre corrida e passe, a equipe pode ir longe em 2012. Apesar do 2-2,os atuais campeões do Super Bowl não vem fazendo jogos ruins e é o segundo melhor ataque em jardas aéreas. O problema do time de New York é que as duas derrotas foram dentro da divisão, o que pode complicar mais para frente em um possível desempate.

No Cowboys as coisas estão mais complicadas, principalmente depois da derrota por 34 a 18 para o Bears jogando em casa. O QB Tony Romo lançou simplesmente cinco interceptações nesse jogo e gritos para o reserva Kyle Orton assumir o posto já ecoam pelos lados de Dallas. A defesa vem fazendo um bom trabalho, é a melhor da liga contra o passe, porém precisa roubar mais bolas, computa apenas uma interceptação. Já os Redskins é o oposto, o ataque vem produzindo muito bem, mas a defesa cede uma média de 30 pontos por jogo. O Calouro Robert Griffin III vem fazendo uma temporada sólida, mas se a defesa não ajudar ele não levará seu time a lugar nenhum.
 

NFC West

Outra grande surpresa é o desempenho do Arizona Cardinals até então, um dos três times invictos da NFL. A defesa que já chamou atenção na segunda metade de 2011 veio melhor e mais entrosada para esse ano, a terceira melhor cedendo pontos. O QB Kevin Kolb com 7 TDs e apenas 2 INTS também vem roubando os holofotes, nada mal para quem perdeu a posição de titular na pré-temporada. A briga pelo título será intensa com o San Francisco 49ers, que segue muito bem e também com um grupo defensivo fortíssimo, é o terceiro melhor da liga contra o passe e o quarto melhor cedendo pontos.

Correndo por fora estão Seattle Seahawks e St Louis Rams, que mostraram alguns momentos de lucidez nesse início de temporada. Seattle tem a segunda melhor defesa da NFL tanto em pontos como em jardas, mas o ataque não ajuda. O QB Russel Wilson é muito irregular, fato normal para um calouro, e os wide receivers também não inspiram confiança. Já os Rams não possui números bons, é o 23º melhor ataque e a 16º melhor defesa, mas o fator turnover ajuda muito. A equipe interceptou 8 bolas e recuperou 5 fumbles, e isso faz diferença na hora de vencer partidas.
 

AFC East

Quem esperaria um equilíbrio tão grande na AFC East ao final do primeiro quarto do mês de setembro? Apesar da liderança, os Patriots tropeçaram duas vezes e deram chances para o  New York Jets e o Buffalo Bills, que não aproveitaram e também foram derrotados duas vezes.

Sem Darrelle Revis e Santonio Holmes pela temporada inteira, os Jets ficam fora do páreo na briga, deixando a disputa entre Patriots e Bills, mas será que o time de Buffalo consegue seguir brigando a temporada inteira? No ano passado vimos que o time começou bem e depois desandou na tabela.

Sobre o Miami Dolphins, o time mostrou bons talentos e Ryan Tannehill pode ser uma boa opção para alguns anos, mas não para 2012.
 

AFC North

Marcada sempre pelas fortes defesas de Steelers e Ravens, o grande destaque da AFC North neste início de temporada vem sendo a defesa do Cincinnati Bengals. Os desfalques do time de Pittsburgh pesaram neste início de ano e o time começou com duas derrotas – uma delas tomando mais de 30 pontos para o fraco ataque dos Raiders. Diferente de Pittsburgh, Ravens e Bengals mostram que estão melhor preparados para a temporada. Com ataques explosivos, as duas equipes dividem a liderança da divisão com três vitórias e uma derrota.

A tendência é de que com o retorno do LB James Harrison e do S Troy Polamalu, a defesa dos Steelers volte a atuar em grande nível. Baltimore e Bengals devem seguir brigando pela ponta da AFC North, com os Steelers acompanhando de perto e aproveitando os vacilos dos dois.

Os Browns caminham a passos largos para ter a primeira escolha no próximo Draft.
 

AFC South

Nada de surpreende em uma das piores divisões da NFL em 2012. O Houston Texans – que desponta como um dos melhores times da temporada – é a única força da divisão e lidera com folgas. O time texano vem “goleando” alguns adversários e deve vencer todos os seis jogos contra os outros times da AFC South.

Além dos Texans, a grande atração tem sido Andrew Luck. O quarterback calouro do Indianapolis Colts mostrou que pode dar alegrias para a franquia, mas não com a defesa dessa maneira. A briga vai ser boa pela segunda posição na AFC South, com Colts, Jaguars e Titans brigam jogo a jogo pela posição, que não deve render uma vaguinha no Wild Card.

A nota negativa desse início de temporada foi o diagnóstico de leucemia no técnico de Indianapolis, Chuck Pagano. A doença está em seu estágio inicial e não deve tirar o treinador da temporada toda – sua primeira com os Colts.
 

AFC West

De patinho feio da AFC até virar uma das divisões com mais destaque, a AFC West conta com um reforço ilustre para chamar tanta atenção: Peyton Manning. A chegada de Manning ao Denver Broncos promete trazer uma das melhores disputas aos playoffs desta temporada. Com o bom início do time de Denver – ainda com o QB em readaptação – e o equilíbrio do San Diego Chargers, como a muito tempo não se via, a briga vai esquentar muito até janeiro.

Se por um lado Broncos e Chargers caminham com boas campanhas, Oakland Raiders e Kansas City Chiefs não podem dizer o mesmo, principalmente os Chiefs, que não consegue ajustar a defesa e só conseguiu uma vitória nesta temporada. Os Raiders ameaçaram uma reação após a vitória sobre Pittsburgh, mas a lavada na sequência para os Broncos recolocou o time no pra baixo.



Jornalista de Jundiaí e apaixonado pela NFL, Matheus 
Filippi é colaborador do @NFLBrasil.
  
Belorizontino de nascimento, jornalista por opção 
e fã da NFL, Rafael Araújo é o criador do @NFLBrasil.

    Última Jarda

    Time Última Jarda - as principais notícias do mundo da NFL estão aqui!

    4 thoughts on “Análise da temporada – Setembro 2012

    • 4 outubro, 2012 em 16:29
      Permalink

      Você acha que o Dallas pode chegar aos play offs ?

      Resposta
    • 4 outubro, 2012 em 16:36
      Permalink

      Parabéns pelo excelente site, pela excelente análise , acho que o Atlanta falcons já está classificado

      Resposta
    • 22 outubro, 2012 em 15:02
      Permalink

      Bom dia!!!
      Perdi infelizmente os ultimos jogos da NFL gostaria de saber o que aconteceu com o strong safety troy polamalu? Parabens pelo axcelente site.

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Odds Shark Ad Bottom