Análise do Madden NFL 12

Por Matheus Filippi

Após meses de árdua espera para os amantes da bola oval finalmente chegou às lojas o melhor jogo de videogame sobre futebol americano: o Madden 12. A EA Sports certamente cumpriu a promessa de apresentar inovações e mais realismo com relação ao antecessor Madden 11, mas em alguns pontos deixou muito a desejar.

A primeira vista percebe-se uma grande melhora com relação à animação pré-jogo, mais parecida com as transmissões da TV. Além de mostrar os jogadores entrando em campo de maneira perfeita, há uma animação que apresenta as defesas e os ataques dos times após as primeiras jogadas da partida.

A dinâmica de jogo também sofreu mudanças. O sistema Gameplan, feito para ajudar aos jogadores novatos no Madden 11, está mais dinâmico na versão 2012. No anterior ele simplesmente escolhia uma jogada baseada no número de jardas necessárias para o first down, ignorando totalmente as características de cada time.

Por exemplo, está jogando com o Colts e enfrenta uma situação de 3º para 5 jardas. A “inteligência” do jogo certamente escolherá uma corrida (possivelmente inside handoff), sendo que Joseph Addai é um RB mediano e Peyton Manning é o melhor QB disparado.
No sistema atual há a opção de escolher se quer uma jogada mais conservadora, balanceada ou agressiva. Particularmente nunca usei o Gameplan, prefiro escolher manualmente, mas para quem está começando é certamente uma boa opção.

A leitura das defesas também está melhor, se escolher uma jogada comum de corrida contra o Steelers certamente vai perder jardas. O segredo é usar e abusar dos Audibles, balanceando entre passes curtos, play actions e corridas usando-os nos momentos certos.

Não sei se os desenvolvedores foram influenciados pelo “fenômeno Michael Vick”, mas é fato que o jogo corrido está mais forte no Madden 12. Nas versões anteriores, uma boa blitz dos LBs aplicada no momento certo era suficiente para parar grandes corredores, não mais.

Boas jogadas de blitz contra o jogo corrido como “Free Fire”, “Engage Eight” e “Sugar Blitz” não são tão eficazes para neutralizar Chris Johnson, Adrian Peterson ou Michael Turner como eram antes.

Os QBs também estão correndo mais. Nos jogos anteriores da franquia era MUITO difícil ver o QB saindo do pocket e arriscando um first down com os pés, na nova versão é bem comum. Se estiver em um duelo contra o Eagles é essencial manter um bom LB na opção “QB Contain” se quiser ter alguma chance de parar as corridas do Vick e vencer.

Além do desequilíbrio entre passe e corrida, a narração é outro ponto preocupante. O comentário que já era um ponto fraco do Madden 11 está ainda pior. São as mesmas falas repetitivas e genéricas do anterior, mas agora com atraso. Se fizer uma boa recepção, pode demorar até 10 segundos para o narrador dizer que o jogador recebeu o passe.

Outra novidade muito interessante, mas que precisa de alguns ajustes, é a Dynamic Player Performance. Esse novo sistema muda as habilidades dos jogadores de acordo com o desempenho no decorrer da partida baseado em dois fatores: consistência e confiança.

Se um QB lança algumas bolas erradas ou um WR não agarra bolas fáceis, seu desempenho começa a cair, assim como a performance melhora com jogadas boas. Jogadores com a confiança alta, como Aaron Rodgers, não ficam pressionados com três interceptações lançadas, agora basta Jay Cutler sofrer um fumble para sentir a pressão e não acertar mais nenhum passe.

Apesar de alguns pontos fracos, no geral Madden 12 é em dúvidas o melhor jogo da franquia. Recomendo para todos que são amantes desse esporte fantástico e apaixonante. Para os mais experientes é uma chance única de comandar seu time do coração rumo ao Superbowl, enquanto que para os novatos no esporte é a melhor maneira de entender as regras e a dinâmica do jogo.

    Última Jarda

    Time Última Jarda - as principais notícias do mundo da NFL estão aqui!

    8 thoughts on “Análise do Madden NFL 12

    • 7 setembro, 2011 em 13:10
      Permalink

      Oi, achei o seu blog muito bom, parabéns! continue assim!
      Mas eu estou aqui para te fazer uma proposta.
      Eu tenho um canal no youtube chamado NYJetsBR( http://www.youtube.com/NYJetsBR ) e quero ver se você aceita fazer uma troca comigo. Quando você fizer alguma postagem no NY Jets coloque o video do meu canal na sua postagem e em troca colocarei o link do seu blog no perfil do meu canal e o link do seu blog nos meus videos!

      contato para resposta: jr_bertoldi@hotmail.com

      Obrigado.

      Resposta
    • 1 novembro, 2011 em 23:37
      Permalink

      Oi, tudo bem? antes de mais nada, parabens pelo site, está muito bom! eu tenho uma duvida. Eu comprei o Madden 12 nos estados unidos e trouxe pra cá, e nao to conseguindo acessar o conteudo online… O jogo não está deixando eu inserir o código, ja tentei de tudo… você teve algum problema parecido?

      Resposta
      • 17 agosto, 2012 em 16:57
        Permalink

        Vc tem que entrar com uma ID americana…se vc não tem…faça uma ID americana cadastre e pode voltar a sua ID com conta brasileira.

        Resposta
    • 7 janeiro, 2012 em 0:52
      Permalink

      Seria muito legal se pudéssemos convencer a EA de ter narração nos jogos da incrível dupla Everaldo Marques e Paulo Antunes!! Seria demais!! 🙂

      Resposta
    • 30 maio, 2012 em 9:49
      Permalink

      Piru_Cobra Quem acha que ganha aew pode add !!!! (Madden NFL 12 PS3 )

      Resposta
    • 24 outubro, 2012 em 14:00
      Permalink

      Meu nome Carlos Jr (na live: crosjr).
      Galera, comprei o jogo agora, e ainda não sei jogar, conheço as regras, mas não sei controlar a defesa, fazer um drible e também não sei o que é Audibles, alguém pode me ajudar ?

      Desde já muito obrigado
      Abraços

      Resposta
    • 8 fevereiro, 2014 em 11:23
      Permalink

      E aí galera, blz? Alguem sabe o comando para fazer o play action? Abraço

      Resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Odds Shark Ad Bottom